data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na intenção de aquecer as vendas para a o dia das mães, lojistas de Santa Maria foram mobilizados para abrirem as portas no domingo. Mesmo assim, a tarde foi de comércio fechado e ruas quase vazias na cidade.
Por volta das 15h, a reportagem circulou pelos pontos de maior concentração de comércio e encontrou apenas uma loja aberta na Rua do Acampamento e outra na Avenida Hélvio Basso. No Calçadão Salvador Isaia, apenas duas farmácias estavam em funcionamento. O que mais que se viu, foram pessoas aproveitando o belo dia de sol para praticar exercícios físicos e caminhar com os cachorros.
Levantamento aponta 4 mil demissões em 30 dias em Santa Maria
Segundo Marli Rigo, empresária e presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), não houve manifestação positiva dos lojistas a abrirem no domingo.
- Tivemos a liberdade de abrir, mas o que houve foi uma enquete, pra decidir se valeria a pena. Em função do custo, principalmente. As empresas já estão com equipes reduzidas e a cidade não tem o costume de sair às compras aos domingos - diz.
De acordo com o que o Diário vem acompanhando, além das perdas de empregos e encerramento de atividades de algumas empresas, o comércio ainda não retomou a normalidade das vendas.
Semana começa com chuva e termina com chance de geada na região
- O movimento, no geral, ainda está muito baixo durante a semana. As empresas precisam muito vender, mas ao mesmo tempo tem que ver o custo-benefício de se abrir em um dia que não se tem a cultura de consumo - revela a presidente da CDL.
Questionada sobre a possibilidade de que o comércio passe a abrir aos domingos, Marli comenta que ainda não é o momento certo.
- Por enquanto a gente não está nesta fase. Para que isso seja possível, temos que trabalhar bem a ideia com a comunidade, fazer uma campanha publicitária, daí sim acreditamos que vá haver consumo - conta.
Agências da Caixa abrem duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira
Ainda segundo Marli, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais vende no ano, perdendo apenas para o Natal. Por isso as expectativas para esta semana são altas. Ela faz um apelo:
- A gente espera que esta semana seja muito promissora em função da procura pelo presente de dia das mães. Agora é o momento de focar nisto. As mães precisam ser lembradas e apostamos muito nisso para atender bem ao nosso consumidor - diz Marli.